GRUPO DE GESTANTES: PARCERIA QUE DÁ CERTO!!

• EQUIPE DO CRAS E SECRETARIA DE SAÚDE TRABALHAM COM PREVENÇÃO

Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 24/09/2018 às 10:39   |   Imprimir

A equipe do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS deseja ressaltar uma parceria que tem alcançado resultados positivos: “O GRUPO DE GESTANTES AMPARO MATERNAL: ORIENTANDO PARA CUIDAR”. Parceria esta, com a Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Saúde. Juntos planejam, executam e dão forma a um trabalho de prevenção que é orientar, ensinar, encorajar e dar suporte a mulheres gestantes e suas famílias, quando da chegada do bebê.

PREVENÇÃO é trabalhar para evitar danos, o que se torna um ganho para toda a comunidade. Nesta rica cooperação, cada secretaria dispõe de seus profissionais que integram a parte orientadora do grupo. Os profissionais compartilham seus conhecimentos e acolhem as angústias das famílias. Estamos num tempo em que a interdisciplinaridade é o caminho mais certo para minimizar os danos e maximizar os ganhos. Que esta união possa permanecer por muitas edições.

O trabalho acontece com 16 profissionais. Destes, 8 são integrantes da Secretaria Municipal da saúde e 8 são integrantes do CRAS – Secretaria da Assistência Social. A garantia do sucesso vem desta cooperação.

A parceria existente entre as duas secretarias “Saúde e Assistência Social” oferece, nos encontros, momentos de conversa e trocas entre as participantes, alongamento físico, a explanação dos assuntos como Vínculos afetivos mãe/bebê/pai - Desenvolvimento da gestação - Cuidados/preparo das mamas no aleitamento materno - Cuidados com o recém-nascido e esquema vacinal - Saúde física da gestante - Hábitos alimentares e incentivo ao aleitamento materno - Cuidados dentários durante a gestação e prevenção da dentição da criança - Uso racional de medicamentos na gestação - A importância do pré-natal - Tipos de parto - Confecção de lembrancinhas - Confecção do enfeite de porta da maternidade – Confecção de um enxoval básico para o bebê - Lanche oferecido em cada encontro, orientado por nutricionista - Ambiente seguro, higiênico e climatizado.

Este trabalho é oferecido através do Acompanhamento no Serviço de Proteção Integral à Família – PAIF. Os encontros acontecem uma vez na semana, com duração de 2 meses e meio e, após o nascimento do bebê, todos os membros da família têm suporte das equipes, para quem necessitar. A busca ativa de gestante para integrar o grupo conta com o trabalho CADÚNICO, dos agentes de saúde, além de divulgação em rádio, jornal e, principalmente, através das mulheres que integraram grupos de gestantes anteriormente, pela satisfação recomendam às demais. No mês de setembro iniciamos a 12ª edição do grupo de gestantes: “Amparo Maternal: Orientando para Cuidar” da município de São Martinho.