GRUPO DE GESTANTES:PARCERIA QUE DÁ CERTO!

A equipe do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS - deseja ressaltar uma parceria que tem alcançado resultados positivos: “A OFICINA COM GESTANTES AMPARO MATERNAL: ORIENTANDO PARA CUIDAR”. Parceria esta, com a Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Saúde, juntas planejam, executam e dão forma a um trabalho de prevenção que é orientar, ensinar, encorajar e dar suporte a mulheres gestantes e suas famílias quando da chegada do bebê. PREVENÇÃO é trabalhar para evitar danos, o que se torna um ganho para toda a comunidade. Nesta rica cooperação, cada secretaria dispõe de seus profissionais que integram a parte orientadora do grupo. Os profissionais compartilham seus conhecimentos e acolhem as angústias das famílias.

Estamos num tempo em que a interdisciplinaridade é o caminho mais certo para minimizar os danos e maximizar os ganhos. O trabalho acontece com 17 profissionais. Destes, 8 são integrantes da Secretaria Municipal da Saúde e 9 são integrantes do CRAS – Secretaria da Assistência Social. A garantia do sucesso vem desta cooperação. A parceria existente entre as duas secretarias “Saúde e Assistência Social” oferece nos encontros momentos de conversa e trocas entre as participantes, alongamento físico, a explanação dos assuntos como Vínculos afetivos mãe/bebê/pai - Desenvolvimento da gestação - Cuidados/preparo das mamas no aleitamento materno - Cuidados com o recém-nascido e esquema vacinal - Saúde física da gestante - Hábitos alimentares e incentivo ao aleitamento materno - Cuidados dentários durante a gestação e prevenção da dentição da criança - Uso racional de medicamentos na gestação – Orientações aos homens, papais - A importância do pré-natal – Expectativas X Realidade da maternidade - Tipos de parto - Confecção de lembrancinhas - Confecção do enfeite de porta da maternidade – Confecção de um enxoval básico para o bebê - Lanche oferecido em cada encontro, orientado por nutricionista. Isto acontece num ambiente seguro, higiênico e climatizado.

Este trabalho é oferecido através do Acompanhamento no Serviço de Proteção Integral à Família – PAIF. Os encontros acontecem uma vez na semana, com duração de 2 meses e meio e, após o nascimento do bebê, todos os membros da família têm suporte das equipes, para quem necessitar. A busca ativa de gestante para integrar o grupo, conta com o trabalho do CADÚNICO, dos agentes de saúde, além de divulgação em rádio, jornal e, principalmente, pelas mulheres que integraram oficinas como gestantes anteriormente, pela satisfação, recomendam às demais. E assim, neste mês de dezembro, encerramos a 14ª edição da oficina com gestantes: “Amparo Maternal: Orientando para Cuidar” do município de São Martinho.