I Conferência Microrregional de Segurança Alimentar e Nutricional

Aconteceu nesta terça-feira, 23, a 1ª Conferência Microrregional de Segurança Alimentar e Nutricional de São Martinho, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. O evento, realizado no Centro Comunitário do Bairro Nichele, foi promovido pela Prefeitura de São Martinho, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Martinho (COMSEA) e contou também com a participação dos municípios de Três Passos, Santo Augusto, Redentora e São Valério do Sul.

Participaram da conferência, aproximadamente 90 pessoas, entre: sociedade civil, lideranças comunitárias, autoridades dos municípios participantes, entidades representativas, conselheiros e técnicos que atuam na área de alimentação. O objetivo do encontro foi ampliar os compromissos políticos para a promoção da produção e comercialização dos alimentos, garantir o direito à alimentação adequada e debater a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. As propostas levantadas serão discutidas nas demais Conferências: estadual e nacional.

O evento que aconteceu durante todo o dia, também contou com a presença do coral da Associação de Idosos Sempre Unidos, da palestrante Izabel Gobaert de Souza (assistente técnica Regional da EMATER/RS-ASCAR) e dos alunos da Pós-Gradução em Segurança Alimentar e Agro Ecologia da UERGS - Campus Três Passos. Ao final da Conferência foi realizada a eleição dos Delegados de cada município para participarem da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.