ESCOLA E COMUNIDADE - UMA RELAÇÃO ENCANTADORA

• 1º PROJETO DE 2019 DA ESCOLA MUNICIPAL PE. ANTONIO MICHELS

Assunto: Educação  |   Publicado em: 12/04/2019 às 09:53   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação de São Martinho está proporcionando uma Formação Continuada aos educadores do município, através do Programa PROIPE – Programa de Inovação Pedagógica, da Universidade Federal de Santa Maria -  UFSM, cuja temática trata sobre escola, comunidade e uma educação para encantar. A partir disto, foi proposto um tema geral para o Projeto Pedagógico das escolas com o título: “ESCOLA E COMUNIDADE – UMA RELAÇÃO ENCANTADORA”.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antonio Michels, o projeto será desenvolvido com três eixos temáticos, de acordo com as etapas do ensino:

-EDUCAÇÃO INFANTIL: “Explorando o mundo encantado da infância”;

-ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS: “O mundo encantado da leitura e da escrita”;

-ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS: “Uma relação encantadora com o conhecimento”;

No dia 2 de abril de 2019, foi realizado o Lançamento do Projeto para os alunos do turno da manhã, com uma palestra com o Padre Rudinei da Rosa, de Três Passos. Ele fez uma bela reflexão sobre o nosso cotidiano, a nossa convivência, a nossa vida. Enfatizou-se uma frase proferida pelo Padre Rudinei, a qual resume a importância de escolhermos o melhor caminho para a nossa vida: “Tenha seu dinheiro, sua casa e seus bens. Mas não esqueça  de ser rico daquilo que o dinheiro não pode comprar”.

A realização deste projeto tem como intuito resgatar o encantamento pela aprendizagem nas dimensões do ensinar e do aprender, tendo o educando como protagonista e o educador como mediador no processo educativo, valorizando-se todos os segmentos da comunidade escolar. Um projeto pode gerar várias possibilidades. Como o projeto deve ser multidisciplinar, é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes áreas ou disciplinas, sempre tendo como foco o tema central e o eixo temático da etapa a ser trabalhada pelos professores (Educação Infantil ou Anos Iniciais ou Anos Finais do Ensino Fundamental).

Serão desenvolvidas atividades comuns, promovidas pela escola e atividades/ações pedagógicas das séries, disciplinas ou áreas do conhecimento em direção ao alcance dos objetivos, a fim de resgatar o encantamento pelo ensinar e pelo aprender, estabelecendo-se uma relação encantadora entre a escola e a comunidade escolar como um todo.