PLANTIO DE MUDAS NATIVAS

• APROXIMADAMENTE 200 MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS FORAM PLANTADAS

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 31/08/2018 às 11:30   |   Imprimir

No início do mês de agosto, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a APEA – Associação dos Parceiros do Encontro das Águas – realizou o plantio de aproximadamente 200 mudas de árvores nativas. Espécies como: Ipê branco e roxo, Ingá, Araçá, Uvaia, Guabiju, Pitanga e Guabirova foram  plantadas às margens de uma sanga na localidade de Linha Floresta. Os proprietários Levanir Budtinger e Alceu Kiesel autorizaram o plantio e também o isolamento das margens, para impedir a entrada de animais, propiciando o desenvolvimento vegetativo de espécies diversas, possibilitando a regeneração natural do espaço e recuperando a mata ciliar, inexistente no local.

De acordo com o Servidor Público da Prefeitura, o Engenheiro Agrônomo Alexandre Follmann, esta é uma operação que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que neste ano houve um atraso devido ao processo de aquisição das mudas. Ainda, segundo ele, esta iniciativa objetiva a conscientização da população sobre a importância de proteger a mata ciliar em córregos, sangas, riachos e nascentes, o que contribui para a conservação da biodiversidade, fornecendo alimento para a fauna.

O Técnico em Agropecuária, Sérgio Werner, enfatizou que os materiais utilizados para o isolamento, como estacas de monitoramento, palanques, arames, isoladores e insumos foram adquiridos com recursos oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.  A FAHOR – Faculdade de Horizontina - fez a doação  das mudas de árvores nativas. O plantio foi feito pelos técnicos da prefeitura, juntamente com idealizador da APEA, Adair Nichele dos Santos (Puro Sangue), o qual reitera a importância desta iniciativa, agradece a parceria e afirma que a associação está à disposição para projetos desta iguala.