AÇÕES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

• SECRETARIA REALIZA AÇÕES EM PROL DO MEIO AMBIENTE, VISANDO A PRESERVAÇÃO

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 12/07/2019 às 09:30   |   Imprimir

Com a intenção de estimular a consciência ambiental da comunidade são martinhense, foram realizadas algumas ações em benefício ao meio ambiente no município. Entre elas, o plantio de 300 mudas de espécies nativas nas margens de uma sanga, com intuito de repor a vegetação ciliar não existente. Dando continuidade ao projeto desenvolvido desde o ano passado, com o apoio da Faculdade Horizontina – FAHOR, que disponibiliza as mudas gratuitamente, foram doadas cerca de 800 mudas para agricultores interessados em desenvolver projetos de reflorestamento em sua propriedade. No perímetro urbano também foi realizado o plantio de árvores em locais com falta de área verde.

O município de São Martinho realiza, a cada ano, o recolhimento de Lixo eletrônico, na praça central. O mesmo é recolhido por uma empresa  contratada,  fazendo  o destino adequado dos materiais.

Na área rural do município, a prefeitura coletou os resíduos sólidos nas propriedades, sendo organizado o recolhimento por microrregião. Ainda neste ano, a prefeitura dará continuidade a esta coleta, com data a ser divulgada pelos meios de comunicação.

O recolhimento do lixo no perímetro urbano é feito pela prefeitura municipal, todos os dias da semana, ou seja, o lixo úmido é recolhido nas segundas, quartas e sextas-feiras e o lixo seco nas terças e quintas-feiras.O  lixo  recolhido é levado até o Consórcio Intermunicipal – CITEGEM - localizado no município de Bom Progresso, onde é feita a separação e destinação correta dos resíduos.

O Departamento do Meio Ambiente de São Martinho conclama a comunidade para fazer a separação correta do lixo em suas residências. Assim, a empresa recicladora responsável pela separação pode reutilizar, reciclar, aumentar o tempo de vida do aterro sanitário e diminuir o impacto ambiental, quanto à disposição final dos rejeitos.